segunda-feira, 29 de outubro de 2007

das fumequeiras e jornal pampulha


eis o trampo que eu, figaeroa e o quinto fizemos no muro da fumec semana retrasada. faz tempo já... fiquei um tempo longe desse blog por pura preguiça de escrever, mas deixando de lado essa letargia vamo que vamo!

gostei do nosso trampo, da idéia e da execução, que só foram possíveis pela participação de nós três juntos na parada. infelizmente a foto, apesar de muito boa (tirada pela minha amiga Lulups [http://www.flickr.com/photos/luizadc8/]), tampou a bike vermelha que a gente pintou (dá pra ver uns pedacinhos) e a frase "estilo bicicleteiro", mas de toda forma o trampo tá lá no muro passando a idéia pra galera transeunte - restrita, infelizmente. sobre o evento eu posso dizer que teve seus altos e baixos. foi bom ver tanta gente pintando, conhecer pessoalmente um bocado de grafiteiros que a gente só conhece pelos trampos e tags, trocar muita informação e o próprio ato de estar pintando entre amigos já fazem valer. mas não deixei de notar uma certa desorganização do evento (queixa constante, apesar da correria dos coordenadores), algumas promessas que não foram cumpridas e o próprio evento em si, que acaba sendo duvidoso em sua proposta, que seria de um muro grafitado em cima do tema "sustentabilidade". nesse ponto até mesmo alguns grafiteiros deixaram a desejar. vi muitos trampos que não foram nada profundos em sua reflexão sobre o tema e isso me frustrou. não dá pra ser só estético, né não? e a fumec, por sua vez, ganha uma publicidade fudida em cima de uma tema da moda e dos grafites da rapaziada, e com tanto outdoor na rua e espalhafato eu fico cá pensando o quão sustentável deve ficar o bolso dos seus acionistas... enfim, fizemos nossa parte no muro e botamos a magrela em cena como prometido!

esse final de semana, na casa do Tui, me deparei com a edição semanal do jornal Pampulha (que eu mesmo, que moro na Pampulha, não recebo). a reportagem de capa era sobre a inclusão de BH na lista das capitais que privilegiam a bicicleta como meio de transporte (que lista cidades como amsterdã e paris)! fiquei cabreiro e coloquei o jornal no bolso pra ler depois. numa cagada hoje cedo li a dita cuja. fala sobre um projeto da bhtrans, chamado de pedalaBH, que visa aumentar o número de ciclovias da cidade nos próximos anos. a meta é a construção de 300km de ciclovia, 20km até 2008 (deus sabe quando vêm os próximos 280km), além da construção de bicicletários. BALELA! é o que eu digo a respeito. a avenida antônio carlos, dos principais corredores da cidade, está sofrendo uma obra faraônica de duplicação há pelo menos dois anos, numa obra que promete durar mais um bom tempo, e nem um esboço de ciclovia pôde ser visto. quem atravessa a cidade de bike num corredor desse sabe quão seguro é. de que valem esses 20km que eles prometem até o final do próximo ano? vale um tiquinho, né? um tiquinho-quase-nada pra fazer uma graça pro ciclista... vou falar um "melhor que nada" pra não pagar de pessimista.

o mesmo jornal Pampulha, nas páginas seguintes, e nas anteriores, e embaixo e em cima e em tudo quanto é canto exibia as mais diversas propagandas de veículos automotores de todo tipo (todo tipo mesmo mesmo, até propaganda de miniaturas de automoveis)... vai ver quem é mais importante nesse transito. é a magrela fazendo a média da mídia...

vamo que vamo!

2 comentários:

Luiz Antônio Navarro disse...

tá mandando bem pra garai nas escritas dereco! doido dimais...

aí, a foto não dá pra ver a bicicleta mas a idéia é muito bem transmitida.

boas críticas à fumec e à prefeitura-estado. sabe o que significa sustentabilidade hoje em dia? MARKETING

Unknown disse...

Eu posso andar de bicicleta bêbado? Se a resposta for positiva, vou tirar minha carteira amanhã!