sábado, 21 de março de 2009

Bicicletada de Março - 1 ano de Bicicletada em Belo Horizonte!!!


Há um ano atrás eu mandei um email para muitos dos meus conhecidos e amigos convocando para a primeira Bicicletada de BH. Reproduzindo os modelos de Massa Crítica praticados no mundo inteiro (onde uma massa de bicicletas ocupa as vias normalmente monopolizadas por automóveis) vários ciclistas e bicicleteiros começaram e seguiram por 12 meses pedalando todas as últimas sextas-feiras do mês por BH - não só se divertindo e dando novos significados pras ruas (para além de "via de tráfego automotivo" e "local de especulação", entre outros) mas também mostrando que um novo transporte e uma nova mentalidade são possíveis e desejáveis.

Nesses 12 meses vi muita gente aderindo ao uso de bicicleta como meio de transporte, os movimentos e políticas pró-bicicleta crescerem no mundo inteiro, os debates sobre o assunto acontecerem com cada vez mais frequência e urgência e a Bicicletada bombar cada vez mais! Mas infelizmente vi também ciclistas morrerem e serem acidentados no trânsito, a venda de autómoveis aumentar (!!!), os congestionamentos aumentarem na mesma proporção, as avenidas serem duplicadas (para o progresso de quem, afinal?! que eu saiba as classes sociais menos abastadas andam de ônibus e eles não causam consgestionamento!), os favelados serem expulsos de suas casas e as árvores serem cortadas por conta dessas duplicações, vi o clima dar sinais sérios de instabilidade. Inclusive essa semana um casal de idosos morreu em BH, presos dentro de um carro numa enchente. Agora pensem comigo: carros são os grandes emissores de gases que alteram o clima, são os responsáveis pelo asfaltamento e impermeabilização dos solos e nesse caso serviram como uma gaiola que prendeu os idosos - não chamem essas duas mortes de fatalidade! (E eles são números desprezíveis nas estatísticas de mortos e acidentados por automóveis).

A Bicicletada não é um movimento bonitinho, que busca dar uma aura de ecologicamente corretos para seus participantes. A Bicicletada quer chamar a atenção para um problema que atinge a TODOS mas que só alguns poucos são culpados (e muitos a quem envio esse email carregam essa culpa). Se você anda de carro, não se ponha no papel de vítima indefesa incapaz de mudar de situação - construa suas alternativas! É por isso que a Bicicletada existe. Não queremos prêmios, nem elogios, nem matérias rasas e espetaculosas em jornais. Queremos uma cidade mais humana e sensata onde um carro seja visto como é de fato: um desastre ecológico, energético e social.

Vida longa às Bicicletadas!!! Ano que vêm quero ter mais motivos para comemorar.

Bicicletada de aniversário: sexta-feira, dia 27/3 na praça da Estação. Concentração às 19hs.

Grande abraço (a gente se vê nas ruas!)


5 comentários:

Unknown disse...

I Like Your Blog!

Keep up the good work!
Remember, One Blogger can make a difference!

Anônimo disse...

Encontrou mais uma que está aderindo. Até dia 27.

Anônimo disse...

ps: tranquilo pegar a imagem pra divulgar, né?

zeninguem disse...

claro. pode pegar esta imagem para divulgar que é copyleft. e pode até criar outro cartaz se quiseres...

o importante é divulgar a critica à sociedade do automovel que é a bicicletada.

Anônimo disse...

comé que foi a bicicletada de aniversario??? alguem pode produzir um relato?

abraço