segunda-feira, 5 de maio de 2008

Relato da Bicicletada!


Salve salve!
Demorou mas chegou! O relato da Bicicletada do dia 25/4!

Mais uma vez, quem não foi porque a bike ta estragada pegando teia na garagem vacilou! A Bicicletada de Abril atraiu aproximadamente 25 bikers na praça da Estação, numa concentração onde deu pra conhecer muita gente nova, trocar aquela idéia supimpa e se preparar pro rolé que foi do c*%#!! Várias gerações estavam presentes, de amadores a profissionais do pedal, todo mundo numa relax, numa tranquila, numa boa! Alguns companheiros apareceram com materiais pra distribuir: adesivos refletores e plaquinhas com frases de efeito, sempre no sentido de botar o dedo na ferida do trânsito caótico e insustentável. Foi divertido ver a galera desfilando com mensagens como "pedal: viagra natural!" ou "se gosta de bike, buzine!" (e buzinaram às pampa!). Saímos da praça às 20 horas como combinado seguindo o seguinte trajeto:

praça da Estaçao> Santos Dumont> Paraná> pça. Raul Soares> Amazonas> pça.7> Afonso Pena> Bahia> pça. da Liberdade> Cristóvão Colombo> pça da Savassi> Contorno> Prof. Moraes> Getúlio Vargas> pça da Savassi> Cristóvão Colombo> pça. da Liberdade
(Terminando na praça da Liberdade a maioria da galera disperssou ficando alguns gatos pingados que resolveram se aventurar ainda rumo a praça do Papa. Segui com esse bonde e fiquei moidasso!!)

O trajeto seguiu sem maiores problemas, pegando algumas das vias engarrafadas (o que ajudou na divulgação da nossa mensagem), a galera às vezes fechando uma, duas faixas e até a pista inteira (o que gerou algumas discordâncias). Com o tempo a massa foi se harmonizando e era só alegria! Muitas marchinhas bicicleteiras, gritos de euforia e palavras de incentivo ao pedal e à locomoção consciente! Uma celebração livre e horizontal do uso das ruas! Teve gente se unindo ao bando no meio, muita gente incentivando a Bicicletada, carros buzinando e até aquela paquera esperta (apesar da supremacia masculina da Bicicletada, que contou com uma garota somente... vamo pedalar mulherada!!!).

Uma questão foi colocada depois, na comunidade do Domingo Nove e Meia no Orkut, pelo Brian, que estava presente com sua namorada e reclamou dos morros, já que ela não conseguiu subir uma das muitas ladeiras desse belzonte e ficou pra trás. É uma questão a se pensar hein rapaziada! Nem todo mundo tem preparo e é importante manter a coesão do grupo. Eu, da minha parte, acho que deve ter mais diálogo antes da pedalada, pra gente buscar harmonizar melhor os interesses do grupo, afinal a Bicicletada é um ato político e política sem diálogo não dá. Tem mais discussões na referida comunidade do orkut, que você entra por esse link, no fórum MTB-BH e aqui mesmo, o blog, é um espaço aberto à discussão - com certeza ainda temos o que melhorar!

Mas é isso rapaziada! Meus parabéns pra nós que colamos com nossos corpos e nossas mentes em busca de melhoras num microcosmo de um mundo em crise! É assim que a gente chega lá, de carro a menos a carro a menos! Espero que daqui pra frente o grupo cresça sempre a cada Bicicletada e que sejam muuuuuitos carros a menos!!!

Fotos: http://viniciusmz.multiply.com/photos/album/96/Bicicletada_de_BH_-_Abril_2008

Dia 30 de Maio, às 18h, na praça da Estação, tem mais Bicicletada! Você pode ajudar:
- comparecendo;
- divulgando;
- discutindo;
- preparando materiais para o dia;
- criando marchinhas e rimas espertas;
- respeitando o ciclista;
- recusando a sociedade o automóvel de alguma maneira;
- e é óbvio, andando de bike!

p.s.: Queria deixar uma mensagem de moral pro nosso amigo Flites que foi atropelado à caminho da Bicicletada! Não foi nada demais, mas o impediu de chegar no evento. Valeu guerrero!

3 comentários:

Fernando Norte disse...

Parabens ao pessoal, vou ver se mato o curso no dia 30 de maio, para pedalar com vocês.

Quanto aos morros é muito difícil fazer um trajeto que possa evitá-los, mas dá para ir devagar, numa marcha leve e o grupo respeitar o ritmo de todos. Mas é bom o grupo ir pedalando não só na bicicletada, e não para garantir fisico de atleta mas apenas para acostumar ao nosso relevo acidentado.

No geral, já teve um crescimento de 120% nesse ritmo, quem sabe não chegamos a 2mil no final do ano. Brincadeiras a parte, mas quem sabe cresça um pouco a mais a cada evento. É só ninguém desanimar.

Elisa Lis disse...

Mto bacana a iniciativa de vocês! =)

Dereco, parabéns pelo blog, tu escreve mto bem cara!

abraço!

Dario disse...

Dereco, foi bem bacana mesmo participar da bicicletada e conhecer a rapaziada.
Sobre a questão dos morros, endosso o que o Norte falou, e ainda gostaria de colocar o seguinte ponto: "Organizar" demais a bicicletada fugiria aos princípios da massa crítica (algo sem hierarquias, que se "auto organiza").

Não precisa ser ciclista profissional nem nada disso eu sou a favor de incentivar as pessoas a pedalaram um pouco mais, o suficiente para que se possa fazer o trajeto da bicicletada sem "morrer". De qualquer modo é só uma opinião também, tudo pode e deve ser conversado, certo?

Minha "resenha" está longe da sua, é mais pessoal mesmo, linkei para cá. http://www.bundario.com/2008/05/bicicletada-em-bh-eu-fui.html
Abraço e te vejo dia 30 de maio (acho que faltou panfletos para distribuir, senão para os motoristas para os cachaceiros dos bares algo do tipo "Não beba e dirija, BEBA E PEDALE" hehe)