quinta-feira, 11 de outubro de 2007

apresentação


ando de magrela, cidade afora, testando, experimentando o poder da pedalada no asfalto - esse filho da indústria automobilística, carregado de fuligem. me vejo como resistência. pode parecer bobagem pra muita gente, mas significa pra mim. significa um pouco de suor, vencer desafios o tempo todo, estar vivo numa cidade cheia de gente morta, e que morre mais um pouco a cada busão cheio, a cada discussao de trânsito, cada engarrafamento.

minha bike não é top mas me leva onde eu quero, desde que eu queira. faz toda diferença chegar nos lugares por suas próprias pernas, explorar cada trecho do percurso, cada quebrada por onde se passa. você valoriza estar lá, valoriza sua capacidade de se locomover de um ponto ao outro, o ar que entrou-saiu do pulmão e te deu força pra rodar e rodar. em volta da minha pedalante o mundo é hostil: é carro, ônibus, caminhão, moto e o caralho a quatro motorizado. tenho que me virar nos acostamentos, nos corredores de busão, pulando bueiro e catando calçada. no baralho do trânsito a bicicleta é a carta mais baixa, mas mando se fuder e faço dela meu coringa! já disse, me vejo como resistência. nenhum motor de nenhum automóvel vale a liberdade que a magrela me dá!

daí pedalar vira mais que opção de transporte pra mim. andar de bicicleta é ir contra o vento, é ir vencendo uma luta de capital pesado, de automotores contra autocontroles. tô pedalando, me esquivando do transporte poluente, do marasmo e do stress das linhas de trânsito bem definidas, de gastar o dinheiro da passagem, das altas do combustível. tô anunciando o transporte do futuro, tô usando a possibilidade de usar meu corpo e mandar a máquina pro ford-que-a-pariu!

no que eu for escrevendo nesse blog, vou tentar transmitir o que eu sinto quando o vento me bate no rosto e como isso muda a minha vida enquanto cidadao comum, numa cidade dominada por automóveis velozes que se frustram no trânsito lento.


acompanhe as próximas pedaladas!

7 comentários:

Milena Palacios disse...

Inclui o Tulioquinha como colaborador desse blog pra ele dar umas postadas de vez em quando. E eu, assim que puder tô afim de entrar nessa pra mostrar a pedalada na bahia.
Massa!!

Anônimo disse...

Demorou.
Raptólia tá pedindo o espaço dela pra mostrar a cara.
Bibinha é mais acanhada, mas com o tempo se solta e conta os casos dela.

Bike na rua!

YEAH!

canhoto disse...

cara, foi mal que tive que sair aquela hora que a gente tava no MSN. gostei do texto e do jeito que você aborda a questão, sem pieguice.

rola de fazer um mesmo. abraço!

Matheus gordinho disse...

Tá. e eu que sou gordo, como que fica? Subo uma rua e tenho um infarto no final.

tah, humor apenas. dou moral e to entrando nessa, to dando uma volta na lagoa por dia, daqui a pouco duas voltas por dia e então começo a ir por aí com a bike. Primeiro tenho que ter uma certa boa forma e parar de fumar ajuda tbm. Vc gostará de saber que passei de um maço por dia para 2 cigarros por dia, e se tudo der certo nenhum mais. enfim, beijos pra ti

Tiane disse...

Oi!Parabéns pelo blog! Gostei muito deste texto pois sinto o mesmo quando deixo o carro e ando de bici. Estou recém recomeçando...andava de bici há muito tempo atrás e agora, estou voltando, devagarinho... tô fazendo um blog também mas ainda não divulguei, apenas para uns poucos amigos. É mais um diário pois estou muito empolgada com as minhas pequenas pedaladas. Se quiser dar uma olhada, o endereço é www.seminhabicifalasse.blogspot.com
Bjinho!
Tiane

Tiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostaria de deixar aqui registrado que cinco meses se passaram e hoje o Matheus Gordinho, que antes se julgava gordo e fumante, incapaz de se locomover sozinho, hoje anda de bike por vários cantos, está saudável e magro.

Ouviram isso?
Ok.